Unidade Meireles : Rua Tibúrcio Cavalcante, 760 e Unidade Shopping Riomar Piso E2 | Tire suas dúvidas pelo Whatsapp  ou ligando para 85 3133.4040

Blog : Um olhar Diferente

imagem-posts

A clínica Wantan Láercio se preocupa desde as instalações em que recebe seus pacientes, passando pela equipe treinada e especializada para atender com segurança e presteza. E aqui no espaço "Blog um olhar diferente" disponibilizamos algumas informações e dicas para responder as dúvidas mais frequentes e ajudar o seu dia a dia.

Voltar à Página Anterior |
Clique para ver Outros Exames e Cirurgias Disponíveis:

Saiba para que servem as Cirurgias Refrativas

Cirurgias Refrativas11 de julho de 2016

Cirurgias Refrativas – Excimer Laser trata miopia, hipermetropia e astigmatismo

Cirurgias Refrativas são feitas a laser são procedimentos cirúrgicos utilizados quando os tratamentos convencionais, uso de óculos de grau e lentes de contato, não são eficazes ou não são bem aceitos por motivos estéticos. As cirurgia refrativsa são feitas através de um aparelho que direciona uma radiação luminosa especial para o micropolimento da superfície da córnea. Este procedimento é feito mediante cálculos rigorosos por computador para determinar o grau exato da intervenção requerida pelo paciente, bem como o local da córnea a ser micropolido.

Como o olho funciona?

O olho humano se assemelha a uma máquina fotográfica. Ambos dispõem de um sistema de lentes – no olho humano é a córnea e o cristalino, um sistema de diafragma variável – pupila – e um sistema detector de luz – retina. Nesse conjunto é que as imagens luminosas são convertidas em impulsos elétricos nervosos, que serão enviadas para o processamento no cérebro.

No olho em estado refrativo normal, as imagens são formadas na própria retina, o que faz com que a visão seja nítida. No olho míope e no hipermétrope, as imagens são formadas, respectivamente, antes e depois da retina. Já nos portadores de astigmatismo, as imagens surgem como sombreadas, podendo ser miópicas ou hipermetrópicas.

Como são as cirurgias refrativas a Laser?

O procedimento cirúrgico é relativamente simples e pode ser feito em ambulatório, dispensando a internação hospitalar. A anestesia é local, aplicada mediante colírio, e o tempo de aplicação do laser varia de 20 a 60 segundos por olho, conforme o grau de deficiência. Em poucos dias, as células da superfície da córnea são recompostas e a visão volta ao normal.

Quem pode ser operado com o Excimer Laser?

Praticamente todos os tipos de cirurgias refrativas podem ser feitas com o Excimer Laser. No caso de miopia, é possível corrigir cirurgicamente deficiências de pequeno grau até as altas miopias. Aos pacientes menores de 20 anos é recomendado aguardar a estabilização do grau de deficiência, e pacientes com idade superior a 40 anos devem ter observados os cálculos para a visão de perto.
São utilizadas, em geral, duas técnicas, o PRK e o LASIK. No PRK a aplicação do laser ocorre diretamente sobre o tecido corneano superficial, o que acarreta um pós operatório desconfortável e com tendência a uma cicatrização maior comparado ao LASIK, demorando mais tempo até a recuperação completa. Durante o procedimento o laser vaporiza o tecido corneano, permitindo esculpir a córnea e modelar sua curvatura para eliminar a miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

O olho é anestesiado com colírio e as pálpebras são separadas para evitar que se pisque durante a cirurgia. Já o LASIK age em uma das camadas internas, ao invés de atuar na superfície da córnea, por isso a melhora da visão ocorre mais rapidamente, em torno de 24 horas.

Quais os cuidados pré-operatórios?

Todo paciente deve ser submetido à consulta com seu oftalmologista para determinação exata do grau a ser corrigido cirurgicamente, assim como detecção de outras possíveis doenças do olho, como glaucoma e conjuntivite. Não há necessidade prévia de exames clínicos ou laboratoriais. É recomendável avaliação topográfica e paquimétrica da córnea.

Quais os cuidados pós-operatórios?

A tecnologia atual reduz a praticamente zero os riscos para os pacientes durante as cirurgias refrativas a Laser.

Portanto, o paciente deve limitar-se a observância das recomendações médicas durante o período pós-operatório, como o uso rigoroso dos colírios e demais medicamentos prescritos; usar apenas lenços descartáveis em caso de lacrimejamento; não coçar o olho operado; evitar ambientes com poeira ou fumaça; não se assustar com eventual embaçamento da visão nos primeiros dois ou três dias após a cirurgia; usar óculos escuros para a proteção do vento e da luz; evitar esportes de contato, nadar ou frequentar saunas, nos primeiros dias; e em caso de dor ou alteração brusca da visão, contatar imediatamente o médico ou comparecer ao hospital oftalmológico o mais rápido possível.

Existem contra-indicações da cirurgia a laser?

Na consulta pré-operatória, serão feitos exames detalhados específicos para verificar a possibilidade de doenças oculares que possam ir contra a cirurgia. Pessoas com doenças oculares, como Ceratocone, por exemplo, e infecções oculares em atividade devem evitar o procedimento cirúrgico. Pessoas com doenças sistêmicas, como doenças do colágeno, doenças autoimunes, imunodeficiências, gestantes ou lactantes também não devem realizar a cirurgia.

Caso tenha dúvidas, deseje mais informações ou mesmo queira agendar uma consulta na Clinica Wantan, entre em contato pelo telefone 85 3133.4040 ou pelos formulários de contato do site. Estamos à disposição.

Ver índice de notícias

Planos que atendemos

Agende sua consulta
WhatsApp chat