Tomografia de Coerência Óptica (OCT Cirrus HD ­4000)

A Tomografia de Coerência Óptica – OCT, é um dos mais recentes exames oftalmológicos, criado para revolucionar o diagnóstico e tratamento de doenças da retina e do Glaucoma. Trata-se de um exame não invasivo, de alta tecnologia, que permite diagnosticar com alta precisão doenças de retina, vítreo e nervo óptico.

Com ele é possível obter medidas bem precisas da espessura da retina, além de diagnosticar doenças que não são visíveis no exame de mapeamento de retina, como doenças degenerativas da mácula em fase muito inicial. Auxilia também na avaliação da escavação do nervo óptico em casos de Glaucoma. É uma excelente alternativa para pacientes que não podem se submeter a exames realizados com uso de contraste endovenoso, como o chamado fluoresceína sódica.

O Médico Oftalmologista também recorre a esta técnica no diagnóstico precoce das doenças da interface vitreoretiniana (pucker macular, buraco macular, membranas epiretinianas secundárias, síndrome de tração macular), sendo este exame de grande valor no diagnóstico diferencial e no estabelecimento de decisões terapêuticas, assim como na avaliação pós-operatória.

Outro campo com utilização crescente é na avaliação do edema macular, podendo ser de grande valor na exclusão de causas traccionais, e também dar indicações preciosas na sua evolução, inclusive possibilitando estabelecer a espessura e o volume macular nos estudos sobre a injeção intravítrea de várias drogas (desde corticoides até inibidores da angiogénese).