Paquimetria Ultrassônica

A Paquimetria Ultrassônica utiliza um feixe focalizado de ultrassom para medir a espessura da córnea, podendo ser realizada na área central (mais utilizado), paracentral e na periferia da córnea, onde a média aritmética de cada região estudada poderá ser apresentada. Em caso de afinamento corneano localizado, pode-se medir em um ponto isolado para análise.

É utilizada para avaliar alterações que levam à redução da córnea (doenças ectásicas, como ceratocone, degeneração marginal pelúcida, úlcera periférica de Mooren’s), traumatismos e úlceras de córnea (infecciosas ou não infecciosas, como na artrite reumatóide do adulto, e outras doenças reumáticas, olho seco). Além disso, pode ser útil na avaliação de córneas com doenças que levam ao aumento de sua espessura (edema após traumatismo, distrofias endoteliais e estromais, ceratites herpéticas ou autoimunes e alguns tipos de degenerações).