Ecografia Ocular

A Ecografia Ocular é útil para a avaliação do quadro anatômico do vítreo, da retina, da coroide e da parede ocular, principalmente em casos em que a oftalmoscopia (exame de fundo de olho) é impedida ou inconclusiva, como em casos de opacidades de meios (catarata), opacidade (com hemorragia) vítrea, cicatriz de córnea, aderências da pupila que não permite dilatação, inflamações e descolamento de retina.

Ela é indicada na avaliação pré-operatória e, se necessária, no pós-operatório de cirurgias de catarata, transplante de córnea, retina e vítreo, glaucoma e infecções intraoculares para avaliar prognóstico visual e para orientar a técnica cirúrgica a ser utilizada, sendo eficiente após traumatismos oculares, para se avaliar quais as estruturas envolvidas no trauma e o dano causado, além de se localizar a presença de corpos estranhos intraoculares ou orbitários.

A ultrassonografia pode avaliar o diâmetro do bulbo ocular e das estruturas intraoculares, permitindo descartar casos de atrofia do globo ocular, diagnosticar malformações oculares (anoftalmia, coloboma, microftalmia, persistência do vítreo primário hiperplástico), avaliar a musculatura extrínseca ocular, a gordura retrobulbar, alterações do nervo óptico e veias retrobulbares da órbita (varizes, dilatações e aneurismáticas).