Catarata

A Catarata (opacidade do cristalino que leva à perda significativa da acuidade visual –  característica do olho de reconhecer dois pontos muito próximos) é a maior causa de cegueira curável no mundo, respondendo, atualmente, por aproximadamente 48% dos casos. A principal forma de catarata é a senil, sendo mais comum em países em desenvolvimento e com piores condições econômicas, apesar da constatação de que mesmo nos países desenvolvidos ainda é a maior causa de cegueira.

Define-se como senil, a catarata que ocorre, sem causa evidente, após os 50 anos de idade. Ela ocorre em 17,6% dos pacientes com até 65 anos de idade, passando para 47,1% em pacientes entre 65 e 74 anos e para 73,3% em pacientes com mais de 75 anos de idade.

Os avanços na cirurgia da catarata acham-se intimamente ligados ao desenvolvimento das lentes intraoculares. Atualmente fazem-se correções para longe, perto, longe e perto com multifocalidade e longe com correção astigmática e todas as combinações refrativas e a melhora da visão funcional é uma realidade que amplia a qualidade de vida sob todos os aspectos, pois a visão tem seu papel de extrema importância.