Unidade Meireles : Rua Tibúrcio Cavalcante, 760 e Unidade Shopping Riomar Piso E2 | Tire suas dúvidas pelo Whatsapp  ou ligando para 85 3133.4040

Blog : Um olhar Diferente

imagem-posts

A clínica Wantan Láercio se preocupa desde as instalações em que recebe seus pacientes, passando pela equipe treinada e especializada para atender com segurança e presteza. E aqui no espaço "Blog um olhar diferente" disponibilizamos algumas informações e dicas para responder as dúvidas mais frequentes e ajudar o seu dia a dia.

Voltar à Página Anterior |
Clique para ver Outros Exames e Cirurgias Disponíveis:

Conheça o tratamento do Estrabismo

17 de setembro de 2016

Doença afeta, em sua maioria, crianças e tem cura

O que é? O Estrabismo é um desalinhamento dos olhos, e apesar de ser um estado frequente em crianças, já que 4% delas têm esse problema, pode também ocorrer em adultos decorrendo geralmente de doenças não oculares, como Diabetes e doenças neurológicas, por exemplo. O desvio pode ser permanente ou aparecer em determinadas situações e é causado pela ação dos músculos dos olhos, interferindo na cuidade visual e na visão de profundidade.

Qual as causas e sintomas?

Existem seis músculos responsáveis pelo movimento dos olhos. Em cada olho, dois músculos o movem para a direita e para a esquerda e quatro para cima e para baixo, controlando ainda os movimentos de inclinação, e esses músculos são controlados pelo cérebro através de impulsos nervosos. Por isso, algumas doenças que afetam o cérebro, como Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, Hidrocefalia e outras, vem acompanhadas, geralmente, de Estrabismo. Para que haja foco dos olhos em um objeto, os dois conjuntos de músculos devem funcionar juntos e correspondentemente, e quando isso não acontece, deixando os olhos desalinhados, ocorre o que chamamos de Estrabismo.

A ausência de sentido de profundidade também acontece e algumas crianças tendem a virar ou inclinar a cabeça de forma específica para que possam usar os dois olhos juntos. Muitas vezes, pais que pensam que a criança pode crescer normalmente com o Estrabismo e que isso será curado com o tempo. Errado! O Estrabismo necessita de tratamento, quando surgir a suspeita de olhos trocados ou tortos, a criança deve ser levada a um oftalmologista para que se determine a causa e o tratamento adequado. Ainda que não se perceba nenhuma alteração, a criança deve ser examinada em torno dos 3 anos a 3 anos e meio.

Existem três tipos principais de Estrabismo, se o desvio for em direção ao nariz, chamamos de Estrabismo Convergente, se for para o lado, Estrabismo Divergente, se para cima ou para baixo, Estrabismo Vertical, podendo haver vários outros tipos que combinem esses três principais.

Qual o tratamento?

O objetivo do tratamento é preservar a visão, endireitar os olhos e restaurar a visão binocular. O tipo de tratamento para Estrabismo dependerá da exata causa do desalinhamento dos olhos, após um detalhado exame que inclui também a análise da parte interna dos olhos, o oftalmologista poderá recomendar o tratamento adequado, óptico, médico ou cirúrgico. Pode-se cobrir o olho bom, para forçar o olho torto a focar corretamente os objetos. Algumas vezes, no entanto, é necessária uma intervenção cirúrgica de modo a ajustar a tensão dos músculos e endireitar os olhos.

Exercícios oculares (ortóptica) podem ser também recomendados, principalmente para crianças de certa idade e mesmo para adultos. O mais importante é saber que o tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível, de preferência antes dos dois anos de idade, pois, com o passar do tempo, as células ficam atrofiadas e impossíveis de serem recuperadas. Até os primeiros três meses de vida do bebê é normal haver um desvio nos olhos, após isso se o desvio permanecer já deve-se procurar um especialista.

O tratamento do Estrabismo é mais eficaz quanto mais cedo for iniciado. Não existe forma de prevenir o Estrabismo, mas o desalinhamento dos olhos pode ser corrigido e a perda da visão evitada. Toda criança deve ser examinada por um oftalmologista logo que possível. Nunca é cedo para um exame oftalmológico pediátrico. Um exame realizado em um bebê pode indicar problemas oculares e mesmo disfunções neurológicas que, no tempo certo, serão tratadas.
Caso tenha dúvidas, deseje mais informações ou mesmo queira agendar uma consulta na Clinica Wantan, entre em contato pelo 85 3133.4040 ou pelos formulários de contato do site. Estamos à disposição.

Ver índice de notícias

Planos que atendemos

Agende sua consulta
WhatsApp chat