Blog : Um olhar Diferente

A clínica Wantan Láercio se preocupa desde as instalações em que recebe seus pacientes, passando pela equipe treinada e especializada para atender com segurança e presteza. E aqui no espaço "Blog um olhar diferente" disponibilizamos algumas informações e dicas para responder as dúvidas mais frequentes e ajudar o seu dia a dia.

Ceratocone afeta uma a cada mil pessoas e tem cura

9 de fevereiro de 2016

Doença degenerativa da Córnea causa baixa acuidade visual e tem tratamento desde lentes corretivas até cirurgia

O Ceratocone é uma doença não inflamatória da córnea, afetando a condição da visão. A Córnea, geralmente arredondada, fica distorcida e desenvolve-se uma protuberância em forma de cone, aumentando a curvatura e diminuindo a espessura. O progresso da doença depende da idade do paciente na época do seu aparecimento, sendo que quanto mais precoce, mais rápida a evolução.

Quais os principais sintomas? A piora da miopia e/ou do astigmatismo – deixando a visão borrada, a troca constante do grau dos óculos em um curto período de tempo, o aumento da sensibilidade à luz, a presença de halos noturnos, e as imagens fantasmas são alguns dos sintomas de quem tem Ceratocone.

O que causa?
Não sabe-se ao certo a causa do Ceratocone, mas é uma doença hereditária, podendo às vezes saltar gerações, surgindo geralmente na adolescência e estando relacionada comumente a processos alérgicos, já que a alergia causa coceira, fragilizando e deformando as fibras de colágeno da córnea. Ficar horas no computador pode fazer com que a doença avance, o ideal é evitar coçar os olhos, e fazer intervalos de, no mínimo, cinco minutos para estimular a lubrificação dos olhos, piscando repetidas vezes.

Como tratar? Esse distúrbio tem várias formas de tratamento, o uso do óculos de grau proporciona um maior conforto à visão somente no estágio inicial da doença, após isso, as lentes corretivas são uma opção. O Crosslinking é indicado para quando o Ceratocone está avançado, mas a visão é boa. Já o Implante Intracorneano e o Transplante de Córnea são intervenções cirúrgicas indicadas nos casos mais avançados em que se observa uma baixa acuidade visual corrigida e/ ou intolerância às lentes de contato, e são resoluções definitivas.

Quais os benefícios do Implante Intracorneano? O Anel Intracorneano é uma órtese composta de dois segmentos semicirculares, de espessuras variáveis, com 5 mm de diâmetro, confeccionada em Perpex CQ Acrylic, que é o mesmo material utilizado há mais de 20 anos na confecção de lentes intraoculares. O Anel Intracorneano é perfeitamente aceito pelo organismo, não havendo risco de rejeição, sendo o mais moderno e seguro tratamento para Ceratocone. Tratamento indicado para pessoas com miopia moderada e elevada, astigmatismo miópico simples ou composto elevado, astigmatismo irregular, ectasia pós Lasik e PPR e degeneração pelúcida.

Como é a cirurgia para colocação do Anel Intracorneano? A cirurgia é realizada em centro cirúrgico, a anestesia é local (tópica), feita com colírio anestésico. Após a assepsia da área, que compreende a região dos olhos, nariz e fronte, o rosto é coberto por um campo cirúrgico estéril que tem por finalidade evitar contaminação. O procedimento é indolor e dura aproximadamente 10 minutos. O uso de colírios antibióticos e anti-inflamatórios possibilita um pós-operatório mais confortável e seguro, no terceiro dia o paciente pode retornar às atividades normais. O risco da cirurgia é mínimo, pode ocorrer infecção, como em qualquer cirurgia, e nesse caso o Anel Intracorneano deverá ser removido. Não há perigo de rejeição e a cirurgia não impede ou prejudica o Transplante de Córnea. As complicações são mínimas e totalmente reversíveis, ou seja, pode-se remover o Anel Intracorneano, e a córnea voltará às medidas originais.

fig1_corneanormalxceratocone

Como é a recuperação da visão após a cirurgia? A reabilitação é rápida; no dia seguinte a visão já está melhor, com estabilização a partir do terceiro mês, mas é normal haver flutuação na visão nesse período. Geralmente, pela manhã, o paciente enxerga bem, mas, no decorrer do dia, sua visão apresenta um leve embaçamento. Como não é uma cirurgia estética, pode ser necessária a utilização de óculos ou lentes de contato para complementar a correção. No entanto, a visão pode estar boa, mesmo que haja grau residual. Sintomas comuns de pós-operatório como dor, fotofobia, olho vermelho e lacrimejamento são normais, mas deve-se sempre reportar ao médico qualquer incomodo.

Quais cuidados para evitar contaminação? Mesmo sendo uma cirurgia simples, existem alguns cuidados que devem ser tomados para evitar uma contaminação, e eles devem ser observados por 30 dias. Não é permitido banhos de piscina, praia, ou banheira, assim como sauna, prática de atividades físicas, coçar os olhos ou uso de maquiagem. Deve-se tomar banho do pescoço para baixo, não deixando cair água no olho. A limpeza dos olhos deve ser feita com soro fisiológico e gaze esterilizada, sempre de forma cuidadosa pra não ocasionar traumas. Antes de fazer a higiene do rosto e aplicar o colírio, o paciente deve sempre lavar bem as mãos com sabonete específico e secá-las com toalhas descartáveis. Deve-se evitar lugares com muita gente nesses 30 primeiros dias, também deve-se usar nesse período um Oclusor de acrílico, somente para dormir, a fim de evitar que o paciente coce os olhos acidentalmente. Deve-se dormir do lado contrário ao operado, e ao aplicar o colírio tomar cuidado para o conta-gotas não tocar a pele.

Quais as vantagens de optar pelo Anel Intracorneano ao invés do Transplante de Córnea? Além de não garantir a cura do Ceratocone, o Transplante de Córnea está sujeito à fila de espera, e após recebido o órgão, leva em torno de 12 meses até a recuperação total da cirurgia. Além disso, há o risco de rejeição. O objetivo principal do Anel Intracorneano é a reabilitação visual, entretanto, o implante pode retardar a evolução da doença, adiando por tempo indeterminado a necessidade do Transplante de Córnea. O Anel Intracorneano possibilita também a facilidade de adaptação das lentes de contato, se necessário for, e é um procedimento reversível. E poucos são os casos que evoluem até que seja necessário um transplante.

Ver índice de notícias