Blog : Um olhar Diferente

A clínica Wantan Láercio se preocupa desde as instalações em que recebe seus pacientes, passando pela equipe treinada e especializada para atender com segurança e presteza. E aqui no espaço "Blog um olhar diferente" disponibilizamos algumas informações e dicas para responder as dúvidas mais frequentes e ajudar o seu dia a dia.

Blefarite – Conheça os sintomas e tratamento

8 de julho de 2016

Conheça os sintomas e tratamento Blefarite, Limpeza diária dos cílios ainda é a melhor prevenção

O que é? A Blefarite é uma inflamação na linha dos cílios, fazendo com que a pálpebra fique irritada, vermelha e coçando, cobrindo-a de detritos oleosos, muito parecidos com caspa. Os cílios nascem em torno dos olhos e nessa área existem pequenos poros por onde a secreção oleosa e a transpiração saem. Quando esses poros ficam entupidos, devido, geralmente, a infecções por estafilococos ou excesso de secreção gordurosa pelas glândulas de meibômio, ocorre a Blefarite, que é uma doença recorrente, não tendo idade certa para aparecer, manifestando-se mais comumente em pessoas com pele oleosa, caspa e seborréia. Existem dois tipos de Blefarite a anterior, na borda frontal da pálpebra, onde os cílios se ligam, e a posterior que afeta a parte interior da pálpebra, que fica em contato com o globo ocular.

Quais os sintomas da Blefarite?

1. Lacrimejamento
  2. Irritação nos olhos
  3. Queimação nos olhos ou sensação de areia
  4. Pálpebras inchadas e/ ou vermelhas
  5. Olhos piscando com mais frequência
  6. Sensibilidade à luz
  7. Cílios grudados ao acordar
  8. Perda dos cílios
  9. Crescimento anormal dos cílios
  10. Aderência na pálpebra

Algumas doenças ou condições podem causar a Blefarite, como a Dermatite Seborreica (caspa do couro cabeludo e sobrancelhas), Ácaros ou Piolhos de cílio, Infecção Bacteriana, Medicamentos para Acne, mau funcionamento das glândulas sebáceas dos olhos, e alergias diversas. Se houver algum desses sintomas, mesmo sem aparente motivo e com a higienização correta da área, e se eles não melhorarem em poucos dias, é aconselhável procurar um clínico geral ou oftalmologista.

A Blefarite pode ainda gerar o aparecimento de outras doenças ou condições como visão embaçada, falta de cílios e inflamações em outras partes do globo ocular, como na Córnea, por exemplo. São exemplos de complicações:

• Terçol
  • Conjuntivite crônica
  • Problemas ao usar lentes de contato
  • Olhos secos ou lacrimejantes em excesso
  • Problemas de pele ou cicatriz na região do olho

Qual o tratamento para Blefarite?

Para se diagnosticar a Blefarite são comumente realizados exames nos olhos e na pálpebra, podendo ainda, em alguns casos, ser recolhida uma amostra de óleo ou resíduo que permaneça nos olhos, afim de ser detectada presença de bactérias, fungos ou de algum tipo de alergia. Para tratar a Blefarite é recomendada a limpeza dos cílios, escovando-os delicadamente desde a raiz. Compressas mornas ajudam, pois dilatam os poros, facilitando a desobstrução. Use uma toalha limpa embebida em água morna, deixando-a sobre o olho fechado, até que comece a esfriar. Esse processo pode ser repetido várias vezes pelo período de 10 a 20 minutos. O tratamento prescrito pelo médico deverá ser seguido até o desaparecimento total dos sintomas, e os cuidados podem ser tomados rotineiramente, isso evitará que ocorra a Blefarite, além de dar uma boa aparência aos seus olhos.

É importante também prestar atenção nos produtos e cosméticos utilizados na área dos olhos, como sabonete, creme hidratante, protetor solar e maquiagem, pois eles podem causar irritações e/ ou alergias, facilitando a ocorrência da Blefarite. Qualquer situação anormal, como coceira, dor, ardência ou vermelhidão deve ser reportada ao médico oftalmologista.
Caso tenha dúvidas, deseje mais informações ou mesmo queira agendar uma consulta na Clinica Wantan, entre em contato pelo 85 3133.4040 ou pelos formulários de contato do site. Estamos à disposição.

Ver índice de notícias