Unidade Meireles : Rua Tibúrcio Cavalcante, 760 e Unidade Shopping Riomar Piso E2 | Tire suas dúvidas pelo Whatsapp  ou ligando para 85 3133.4040

Blog : Um olhar Diferente

imagem-posts

A clínica Wantan Láercio se preocupa desde as instalações em que recebe seus pacientes, passando pela equipe treinada e especializada para atender com segurança e presteza. E aqui no espaço "Blog um olhar diferente" disponibilizamos algumas informações e dicas para responder as dúvidas mais frequentes e ajudar o seu dia a dia.

Voltar à Página Anterior |
Clique para ver Outros Exames e Cirurgias Disponíveis:

Conheça as causas, sintomas e como tratar a Degeneração Macular (DMRI)

Degeneração Macular12 de julho de 2016

Degeneração Macular

A mácula (Degeneração Macular) é o ponto da retina sobre o qual os raios de luz se encontram, uma vez focados pela córnea, e transmite ao cérebro cerca de 90% da informação visual. A retina recebe as imagens como um filme fotográfico – sensível à luz, se a mácula está danificada, a parte central de uma imagem aparecerá borrada.

Em volta não haverá problemas, porque a Degeneração Macular não afeta a visão periférica. Também não provoca cegueira total, mas pode impedir a leitura. Conheça as causas, sintomas e como tratar a Degeneração Macular.

Quais são as causas e sintomas da Degeneração Macular?

A forma mais comum da Degeneração Macular é aquela que se relaciona com a idade – DMRI, e que possui duas formas: seca e exsudativa. A Degeneração Macular causa diferentes sintomas nas pessoas, algumas vezes, apenas um olho perde a visão central, enquanto o outro continua a enxergar bem por muitos anos.

Os sintomas iniciais são as distorções das imagens (linhas tortas), têm-se a impressão da falta de luz para ler ou escrever, as imagens podem parecer embaçadas ou amareladas, mancha sombreada central.

Alguns fatores como genética, obesidade, tabagismo, hipertensão arterial e doenças vasculares contam, assim como fatores ambientais como exposição crônica à luz azul, carências alimentares, e distúrbio no metabolismo dos lipídios (ácidos graxos).

A DMRI seca é mais comum e menos grave, cerca de 90% das pessoas que apresentam Degeneração da Mácula são desse tipo, sua progressão é lenta e quase nunca leva à perda total da visão, podendo permanecer estável por muitos anos. Proteínas e gorduras se acumulam na camada celular da mácula causando a degeneração e podendo ainda levar ao deslocamento da retina.

Já a DMRI exsudativa é um tipo mais severo, mais raro, e progride rapidamente caso não haja acmpanhamento médico. Trata-se de vasos que se formam anormalmente e forma mais fraca na retina, podendo haver o vazamento de fluido, afetando a mácula e prejudicando a visão central.

Qual o diagnóstico da Degeneração Macular?

Muitos pacientes não percebem a DMRI até que a visão borrada se torne muito séria. No entanto, seu oftalmologista pode detectar a doença em seus estágios iniciais. Ele examinará a mácula (Degeneração Macular) de forma cuidadosa, através de um aparelho chamado oftalmoscópio. Outros exames também podem ser necessários, como a angiofluresceinografia e tomografia da mácula (OCT).

Degeneração Macular pode ser diagnosticada pelo oftalmologista nos exames periódicos que devem fazer parte do cuidado com a sua saúde. O diagnóstico precoce é muito importante e pode ajudar bastante no tratamento. Se em sua família há histórico de problemas de retina, sua atenção deve ser redobrada.

Qual o tratamento da Degeneração Macular?

Uma pessoa com Degeneração Macular pode ser ajudada. No caso da DMRI seca o tratamento é feito através de suplementação de vitaminas e reeducação alimentar, para garantir que a pessoa ingira as vitaminas necessárias. Atualmente, já é possível tratar a DMRI exsudativa com medicamentos chamados anti-angiogênicos, que tratam as hemorragias sob a retina causadas pelos vasos sanguíneos e que, progressivamente, afetam a visão.

Prevenção da Degeneração Macular

Para prevenir o surgimento ou a progressão da doença é necessário ir ao oftalmologista regularmente, mudar a alimentação tornando-a mais saudável e rica em diversos nutrientes, não fumar, manter um peso saudável e praticar atividade física com regularidade, prestar sempre atenção em doenças como diabetes e hipertensão.

É importante lembrar que toda e qualquer alteração ou perda da visão, mesmo com a idade avançada, não é normal, é mito o que falam sobre ser normal perder gradativamente a visão com o envelhecimento. Portanto, procure sempre o oftalmologista.
Caso tenha dúvidas, deseje mais informações ou mesmo queira agendar uma consulta na Clinica Wantan, entre em contato pelo 85 3133.4040 ou pelos formulários de contato do site. Estamos à disposição.

Ver índice de notícias

Planos que atendemos

Agende sua consulta
WhatsApp chat